Home Notícias FNS - Aberto Programa para Construção de Polos da Academia da Saúde

FNS - Aberto Programa para Construção de Polos da Academia da Saúde

O Ministério da Saúde informa a publicação da portaria Nº 3.582, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2018, que dispõe sobre a aplicação de recursos aprovados pela Lei 13.658, de 7 de maio de 2018 que abriu crédito especial, em favor de diversos órgãos do Poder Executivo Federal, cabendo ao Ministério da Saúde, crédito orçamentário na ação 20YL, com a finalidade de permitir a Estruturação de Academias da Saúde.

Segue o endereço para acesso:

portal.imprensanacional.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/49744211/do1-2018-11-12-portaria-n-3-582-de-6-de-novembro-de-2018-49744104

O Programa Academia da Saúde abre seleção para construção de novos polos por meio de recursos de Programa/Ação. Os recursos de Programa/Ação, são a dotação orçamentária na qual as entidades públicas e privadas têm a iniciativa de cadastrar propostas de projetos mediante programas previamente elencados pelo órgão público concedente. 

 

Para pleitear habilitação ao incentivo, o município ou o Distrito Federal deverão acessar o Sistema de Propostas do Fundo Nacional de Saúde (SISPROFNS) e clicar no ícone Sistema de Gerenciamento de Objetos e Propostas (proposta.saude.gov.br/loginEntidade.jsf). O acesso é feito utilizando o CNPJ e senha do Fundo Municipal de Saúde. O município deverá selecionar a opção “Indicação de Objetos por Programa”, após selecionar “Academia da Saúde”. O valor disponível é de R$ 125 mil reais, referente a construção do polo de Academia da Saúde, Porte intermediário. Após a indicação será direcionado ao SISMOB 2.0 para preencher as informações referentes à solicitação. Os critérios para habilitação, levarão em conta o percentual de cobertura da estratégia saúde da família. A publicação de portaria de habilitação está condicionada à classificação do município de acordo com o critérios estabelecido anterior, bem como à disponibilidade de recursos orçamentários na data de publicação da Portaria.

 

A Portaria Nº 3.582, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2018, dispõe sobre a aplicação de recursos aprovados pela Lei 13.658, de 7 de maio de 2018 que abriu crédito especial, em favor de diversos órgãos do Poder Executivo Federal, cabendo ao Ministério da Saúde, crédito orçamentário na ação 20YL, com a finalidade de permitir a Estruturação de Academias da Saúde. O incentivo de que trata esta Portaria tem por objetivo criar mecanismos que possibilitem aos Municípios ou ao Distrito Federal a construção de espaços físicos para a orientação de práticas corporais e atividades físicas, lazer e modos de vida saudáveis como forma de prover infraestrutura adequada ao Programa Academia da Saúde.

 Prazos

O período para cadastro e envio da proposta de solicitação de Polos da Academia da Saúde é de 15 dias uteis a partir da publicação da Portaria. Portanto encerra-se 20/11/2018

 A Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Esses polos são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

Receba nossas novidades


Prestação de serviços especializados à administração pública e privada

  • Edifício Comercial Rosa
    Av. Curitiba, 1433 - sala 206 - 2º andar - centro
    Apucarana-PR

  • (43) 3034-3063
  • contato@laboro.com.br